Ícone do site mpress

Insumos de serigrafia industrial e serviços utilizados no processo

mpress

Quem imagina que para fazer impressões em serigrafia bastam tintas e telas, muito se engana. Até mesmo porque os insumos de serigrafia industrial se referem também à impressão digital. Por isso, os materiais utilizados no processo são bastante variados e podem ser diferentes dependendo do produto que receberá a impressão. 

Neste artigo, vamos apresentar os principais materiais utilizados na serigrafia e na impressão digital para que você conheça um pouco mais sobre o universo da serigrafia industrial. Acompanhe!

Principais insumos de serigrafia industrial

Como dissemos no início, os materiais e insumos de serigrafia industrial não se resumem a tintas, telas e papéis de impressão. Sobretudo por conta da variedade de produtos que podem receber a técnica.

A seguir, listamos os insumos mais utilizados, tanto em serigrafia quanto em impressão digital:

Filme de Policarbonato

Os filmes de policarbonato podem ser utilizados tanto em serigrafia quando em impressão digital. Sua espessura varia em 0,18mm, 0,25mm, 0,35mm ou 0,50mm. Possuem versão cristal ou texturizada.

Além disso, o filme de policarbonato pode receber apenas o serviço de corte, sem impressão. Isso dependerá do projeto e necessidade do cliente. 

Esse tipo de material também pode receber a aplicação de fitas adesivas dupla face.

PET Film

É um filme de poliéster usado em substituição ao filme de policarbonato, principalmente por sua maior resistência mecânica. Na MPRESS, trabalhamos com a espessura de 0,20mm com textura fina. 

O PET Film pode receber impressão digital ou serigráfica. E assim como o filme de policarbonato, pode receber a aplicação de fitas adesivas dupla face. Com a possibilidade de não receber impressão e ser feito somente serviço de corte de acordo com a arte enviada pelo cliente. 

Filme de Poliéster

Na maioria dos projetos, é utilizado nas espessuras de 0,10mm ou 0,125mm. 

Aqui na MPRESS, o filme de poliéster é aplicado na confecção dos teclados de membrana, que são impressos utilizando o método serigráfico.

Crimps

Os crimps são terminais que podem ser aplicados aos flats dos teclados de membrana.
Variam na quantidade de vias, a depender do teclado onde será aplicado.

Domes Metálicos

São peças aplicadas na área de teclas de painéis para que dê a sensação tátil da tecla, o famoso “click”.

LEDs SMD

Os LEDs SMD são aplicados aos teclados de membrana. O tamanho mais comum utilizado é de 0,35mm, e podem ser monocores ou bicolores. 

Vinil adesivo

O vinil adesivo possui uma gama de cores bastante variada. É um material utilizado para a fabricação de etiquetas, principalmente as etiquetas técnicas. 

Pode receber impressão digital ou serigráfica, onde também já recebe os cortes de acordo com a arte. 

Além disso, também pode ser usado em recorte eletrônico. Através de um plotter de recorte, recebe o corte de acordo com a arte apresentada, sem receber nenhum tipo de impressão.

Poliéster adesivo

É um material utilizado nas etiquetas de lacre de segurança. Geralmente se apresenta nas cores branca ou prata. Também é conhecido como etiqueta VOID, por deixarem esta escrita ao serem removidos após a aplicação.

O poliéster adesivo pode receber impressão digital ou serigráfica, onde também já recebe os cortes de acordo com a arte. 

Além disso, também pode ser usado em recorte eletrônico através do plotter de recorte, como no caso do vinil adesivo.

Polipropileno Adesivo

Também conhecido como adesivo destrutível ou adesivo casca de ovo. Isso porque o material não pode ser removido por inteiro depois de aplicado, pois sai em pedaços. 

Por essa característica, é muito utilizado como lacre de segurança.

Serviços realizados na serigrafia industrial

Além dos insumos de serigrafia industrial utilizados na impressão propriamente dita, a técnica prevê a realização de alguns serviços. Dependendo do projeto e da necessidade do cliente, pode ser necessário aplicar técnicas de corte.

Veja mais sobre cada uma:

Corte Laser

Permite um corte mais limpo, sem rebarbas e sem a necessidade de ferramentas.

As máquinas utilizadas na MPRESS atendem até o tamanho máximo de 600mm x 900mm.

Através do corte laser, é possível cortar diversos tipos de materiais como plásticos (exceto PVC pela substância tóxica que emite em contato com o laser), espumas, EVA, madeira, MDF.

A espessura precisa ser sob consulta, a depender do produto.

Vale lembrar que todos os painéis de policarbonato, assim como os teclados de membrana, recebem seus cortes finais e cortes durante as etapas de montagem através do laser. O uso de ferramenta de corte, a faca, só ocorre em casos onde o laser não pode ser aplicado, como caso do PVC.

Corte Router CNC

Utilizado normalmente em peças técnicas, o router CNC permite que seja feito um corte 3D. 

Com essa técnica é possível realizar o corte de materiais mais espessos, de até 120mm, assim como de dimensões maiores, de até 1500mm x 2500mm. 

—————–

Como você viu, são vários os insumos de serigrafia industrial e serviços utilizados, e que podem ser aplicados em diferentes projetos, com ou sem impressão.

Se você quer saber mais sobre os produtos e serviços da MPRESS, acesse nosso site.

Sair da versão mobile