Saiba mais sobre algumas normas técnicas internacionais que são fundamentais para manter o padrão de qualidade em serigrafia industrial
A seguir, saiba mais sobre as principais certificações e normas atendidas pela MPRESS. Veja como elas garantem a qualidade dos produtos desenvolvidos.
Principais Normas Técnicas Internacionais atendidas pela MPRESS
Empresas que exportam seus produtos para a Europa e Estados Unidos devem atender a uma série de requisitos quanto aos componentes de seus produtos. Por conta disso, a MPRESS trabalha com a premissa de utilizar matérias-primas certificadas. Tais insumos devem atender às especificações de acordo com a necessidade dos e em conformidade com a qualidade em serigrafia industrial.
A seguir, trazemos uma lista das normas técnicas internacionais que são atendidas no processo de fabricação da MPRESS e quais são suas aplicações. Confira:
RoHs
A RoHs (Restrição de Determinadas Substâncias Perigosas, em português) é uma normativa europeia. Ela restringe o uso de substâncias perigosas na fabricação de produtos eletroeletrônicos em serigrafia industrial. Criada em 2006, a norma passou a ser lei em 2011.
Recebeu uma segunda versão em 2013, e em 2015 foram adicionados à lista de restrições os ftalatos (DEHP, BBP, DBP e DIBP), entrando em vigor a partir de 2019.
Além disso, a RoHs proíbe o uso de seis substâncias: cádmio (Cd), mercúrio (Hg) e chumbo (PB). Este último tem uso comum na solda de placas eletrônicas.
O objetivo é diminuir os impactos negativos dessas substância, tanto no meio ambiente como para as pessoas que manuseiam os componentes que as contém.
Apesar de o Brasil não possuir uma norma que siga as mesmas diretrizes, há uma Instrução Normativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (IN nº01/2010). Essa instrução determina que as aquisições de bens pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional sigam os padrões da RoHs.
Além, é claro, de que ser necessário o cumprimento da norma por parte de empresas brasileiras que queiram exportar produtos eletrônicos para a União Europeia.
REACH
O REACH é um regulamento da União Europeia (UE) que tem como objetivo a proteção da saúde das pessoas e do ambiente, em face dos riscos no manuseio de produtos químicos. Ao mesmo tempo, contribui para reforçar a competitividade da indústria química da UE. Desse modo, promove alternativas para avaliar os perigos de tais substâncias a fim de diminuir os ensaios e testes em animais.
O regulamento europeu se aplica a todas as substâncias químicas, e não somente àquelas utilizadas nas indústrias. Produtos de uso cotidiano, como produtos de limpeza, tintas, vestuário, aparelhos elétricos, entre outros também estão incluídos.
Isso significa um alto impacto em grande parte das empresas internas. E também aos exportadores que atuam nos países da UE.
Certificação UL (EUA e Canadá)
As normas UL são o resultado de uma série de testes e métodos de pesquisa para maquinário, ferramentas e materiais desenvolvidos pela Underwriters Laboratories Inc. (UL). Essa é uma organização sem fins lucrativos criada em 1894 por um grupo de empresas de seguro contra incêndios norte-americanas.
Tais normas técnicas internacionais estão ligadas ao bem estar do usuário do produto. São aplicadas na fabricação de itens como equipamentos eletrônicos usados no dia a dia, peças eletrônicas e dispositivos a motor.
Produtos que serão exportados para os EUA devem possuir a certificação UL em suas matérias-primas e componentes.
Além disso, o Conselho de Normas do Canadá (SCC) considera a UL como agência de verificação, possibilitando testes de normas de segurança canadenses a partir da UL, que trazem a marca c-UL, permitindo a comercialização no país.
Matérias-Primas Certificadas
Diante da necessidade da maioria dos clientes da MPRESS, que exportam produtos para os Estados Unidos e Europa, a empresa se preocupa em utilizar matérias-primas certificadas para a fabricação de seus produtos. Assim, é possível garantir a conformidade com as normas técnicas internacionais.
E como a segurança dos componentes é um fator importante no design dos equipamentos, todos os produtos MPRESS são fabricados com material qualificado. Assim, se respeita as legislações e se garante ao cliente a exportação de seus equipamentos, de acordo com os padrões de qualidade exigidos internacionalmente.