Ícone do site mpress

Qual a diferença entre serigrafia industrial e uma gráfica?

mpress

A indústria se beneficia de uma série de processos que envolvem sistemas de impressão. No entanto, quando pensamos em soluções para diferentes produtos, é comum que haja dúvidas sobre os sistemas existentes. É o caso, por exemplo, da diferença entre serigrafia industrial e uma gráfica.

Quando se trata de serigrafia industrial, este é um sistema capaz de atender demandas em larga escala. Com soluções de impressão mais voltadas para processos da indústria, conta com maquinários distintos daqueles utilizados nas gráficas. Essas, por sua vez, conseguem abranger demandas mais expressas.

Neste artigo, vamos abordar de modo mais detalhado a diferença entre serigrafia industrial e uma gráfica, abordando os aspectos que envolvem cada um dos serviços. Acompanhe!

Veja a diferença entre serigrafia industrial e uma gráfica

Em termos técnicos, a diferença entre serigrafia industrial e uma gráfica se dá pelos diferentes equipamentos e tipos de impressão.

No caso das gráficas, geralmente são utilizados os seguintes equipamentos e sistemas de impressão:

Já a serigrafia industrial costuma utilizar um maquinário mais robusto, com diferentes funcionalidades e que atendem demandas mais específicas, porém em larga escala. Vejamos exemplos:

Ambos os sistemas possuem suas complexidades técnicas, conforme o produto a ser fabricado. Além disso, serigrafia e gráfica tratam de especialidades distintas, oferecendo serviços diferentes para o mercado de impressões.

Tipos de serviço prestado por uma Gráfica

Um dos sistemas de impressão mais utilizados pelas gráficas é o offset. Entre seus benefícios, está o baixo custo agregado a uma alta qualidade, inclusive em grandes tiragens.

Com a digitalização do offset, a utilização de fotolitos é dispensada. Assim, a diversidade de cores uniformes ou variáveis, confere um alto padrão de acabamento aos produtos.

Veja alguns exemplos de produtos e serviços oferecidos pelas gráficas:

Outro ponto a se ressaltar é que, dentro dos serviços oferecidos pelas gráficas offset, existe um maquinário específico de acordo com a demanda. Impressoras offset planas são indicadas para tiragens menores. Enquanto as impressoras rotativas são necessárias para tiragens acima de 20 mil cópias.

Serviços realizados através de Serigrafia industrial

A serigrafia é um dos sistemas de impressão mais antigos. Conhecida também como silk screen, ganhou status de serigrafia industrial por conta da alta demanda e dos tipos de processos voltados à indústria.

Por ser um modo de impressão bastante flexível, que pode ser aplicado em diversos materiais, consegue suprir a maior parte das necessidades do mercado.

Atualmente, a serigrafia industrial é utilizada para acabamentos de produtos em diversos setores como:

Como exemplos de produtos e materiais onde a serigrafia industrial pode ser aplicada podemos destacar:

Especialidades da MPRESS na área de serigrafia industrial

A MPRESS é especializada em serigrafia industrial em itens como painel de policarbonato, teclados de membrana e etiquetas técnicas. Além disso, também trabalha com maquinários específicos de corte laser, Router CNC e impressão digital UV.

Presta serviços para diversas áreas da indústria, atendendo também comércio e empresas que atuam com serviços de manutenção de equipamentos.

Sair da versão mobile