Ícone do site mpress

Vantagens das metodologias ágeis na Indústria 4.0

Metodologias ágeis são essenciais para a otimização de processos na Indústria 4.0. Veja as vantagens e os principais métodos utilizados na jornada da inovação.

A aplicação de tecnologia para a eficiência dos processos é o cerne da Indústria 4.0. Mas para promover tal eficiência, são necessários alguns métodos que, aliados à digitalização, otimizam a operação em diferentes níveis. Assim, as metodologias ágeis são o grande “trunfo” para alcançar o nível de transformação desejado, uma vez que surgem como alternativa para a gestão tradicional e podem ser aplicados a qualquer tipo de projeto.
Tais métodos surgiram a partir do Manifesto Ágil, criado em 2001 nos Estados Unidos, por 17 profissionais que se reuniram para debater novas abordagens para o desenvolvimento de software. O objetivo inicial era solucionar problemas recorrentes de métodos convencionais, desde a fase de produção até a entrega, buscando reduzir os prazos e otimizar processos para criar uma experiência positiva para o cliente.
Nesse sentido, empresas que adotam métodos ágeis tendem a aumentar drasticamente sua capacidade produtiva, além de abreviar os ciclos de entrega, o que melhora substancialmente o nível de qualidade.
Quando a gestão de projetos é feita com base nas metodologias ágeis, é possível dispor de uma abordagem de redução de custos que integra pessoas, processos e tecnologia. Isso significa que, quando falamos em indústria 4.0 e inovação, estamos indo além de soluções baseadas em software e hardware, e abrangendo também metodologias, indicadores e mudança da cultura para um planejamento estratégico mais assertivo.
A seguir, traremos as vantagens dos principais tipos de metodologia ágil aplicados na indústria 4.0 e na gestão de projetos em geral, uma vez que são versáteis e podem ser introduzidos em diferentes áreas e setores da economia.

Metodologia ágil na Indústria 4.0: tipos mais utilizados

A aplicação de metodologias ágeis está voltada para o aumento da produtividade e da eficiência através da simplificação dos processos, trazendo uma abordagem mais objetiva e direta na resolução de problemas e tomada de decisão.
Assim, os métodos ágeis estão alicerçados em quatro pilares:
  • Comunicação: interação entre indivíduos acima de processos e ferramentas;
  • Praticidade: softwares em funcionamento estão acima de uma documentação abrangente;
  • Adaptação e flexibilidade: mais do que seguir um plano, é preciso reagir bem às mudanças;
  • Alinhamento de expectativas e senso colaborativo: a colaboração com o cliente está acima da negociação de contratos.
Seguindo tais premissas, com base nos valores e princípios do Manifesto Ágil, foram desenvolvidos tipos diferentes de métodos e ferramentas. Abaixo, trazemos os quatro tipos principais utilizados na indústria 4.0:

Método Kanban

Método Kanban e a Indústria 4.0

 

O Kanban é considerado o mais simples dos métodos ágeis, e também o mais utilizado. No entanto, para que seu funcionamento seja eficaz, é necessário o engajamento de toda a equipe.
Basicamente, a ferramenta consiste em um quadro, que pode ser físico ou virtual, dividido em três colunas:
  1. to do (fazer);
  2. doing (fazendo);
  3. done (feito).

Desse modo, é possível que toda a equipe acompanhe as tarefas a serem realizadas e seu andamento em cada coluna.

Método Scrum

Método Scrum: mudança de mentalidade e sprints de tarefas.
No método Scrum, se faz necessária uma compreensão mais ampla da equipe, onde os papéis são bem estruturados e definidos para cada participante. Nesse sentido, é fundamental que haja uma mudança na mentalidade e na cultura da empresa para aceitar as mudanças. Assim, o gestor elabora uma lista de prioridades, com atividades distribuídas para o ‘Scrum Team’, onde são iniciados os intervalos de tempo para desenvolvimento de cada tarefa, chamados de Sprints. Ao concluir uma etapa, o time faz revisões, ajustes e a validação da tarefa.

Método Lean

Otimização de recursos para uma entrega mais econômica.

 

É o mais enxuto dos métodos, sendo bastante comum no universo do empreendedorismo. O foco principal do método Lean está em identificar e eliminar desperdícios dentro das organizações ou em projetos específicos.
Assim, o objetivo é a redução de custos e a simplificação de tarefas, com melhoria nas entregas através do compartilhamento de informação e aumento da performance.

Método Smart

 

Com o método Smart, a empresa consegue definir metas e objetivos mais tangíveis, onde há maior possibilidade de alcance e cumprimento das tarefas. A ideia está centrada no significado de letra:

S – Specific (específico)
M – Measurable (mensurável)
A – Attainable (atingível)
R – Relevant (relevante)
T – Time-related (tempo)

 

Vantagens da utilização de metodologias ágeis na indústria

Quaisquer que seja o método utilizado, as metodologias ágeis trazem uma série de vantagens para os processos industriais, sobretudo relacionados à inovação tecnológica. A partir do princípio de realização de testes frequentes, há uma efetividade maior dos processos, o que traz benefícios em relação às práticas tradicionais.
Confira algumas vantagens e formas de aprimoramento trazidas pelas metodologias ágeis:

Mais rapidez nas entregas

A agilidade e a eficiência dos processos na indústria 4.0 são fundamentais, e a partir da adoção de sistemas de metodologia ágil é possível entregar resultados e concluir etapas de um projeto de modo mais rápido.
Isso porque o acompanhamento e validação podem ser feitos em cada etapa, o que permite a correção de falhas que são identificadas com mais facilidade, devido à transparência. Consequentemente, com prazos reduzidos, também é possível reduzir custos e gerar economia de recursos dentro da empresa.

Qualidade superior

Uma vez que é possível manter a interação e tornar as equipes mais coesas, onde os testes e validações são frequentemente realizados, é possível garantir mais qualidade ao produto final, o que traz satisfação e resulta na fidelização dos clientes.

Maior independência e aumento da produtividade

Com o fim da burocracia nos processos, as equipes de produção podem dedicar seus esforços à criação de soluções mais completas, o que é possível por conta da simplificação dos procedimentos que as metodologias ágeis permitem.
Do mesmo modo, os membros da equipe encontram mais independência, com seus papéis definidos e uma comunicação mais fluida, o que facilita a busca por alternativas para a solução de problemas e correção efetiva de falhas e erros.
Agora que você já sabe mais sobre as metodologias ágeis e suas vantagens para a indústria 4.0, é hora de investir em processos e métodos que agreguem inovação e tecnologia.
A MPRESS tem as melhores soluções em serigrafia industrial, com sistemas de ponta e utilização de metodologia ágil em seus processos. Acesse nosso site e saiba mais!
Sair da versão mobile