MPRESS Serigrafia

Blog

ESG na serigrafia industrial: produtos de qualidade, com redução do impacto ambiental e social

Você sabe o que é ESG e qual sua importância na serigrafia? Veja aqui mais sobre essa sigla e como ela impacta na gestão das empresas.

Apesar de ser um conceito relativamente novo, muitos ainda se perguntam o que é ESG e qual sua importância no ramo da serigrafia. Esse ramo tem uma ligação direta com alguns impactos ambientais. Isso ocorre poir conta de alguns insumos serem nocivos ao meio ambiente.

Portanto, a prática do descarte sustentável é fundamental na serigrafia industrial. Além de contribuir com o meio ambiente, ainda ajuda a comunidade na geração de emprego e renda.

O ESG tem sido cada vez mais implementado no mercado industrial, sendo visto como uma tendência indispensável. Segundo dados divulgados pelo Decision Report, cerca de 68% dos negócios do país tinham estratégias ESG em andamento no ano passado.

Além disso, o ESG também tem sido encarado como uma resposta aos desafios socioeconômicos, principalmente aqueles com relação direta às questões do meio ambiente, social e de governança das empresas.

Quer saber o que é ESG e o que a sigla representa para a serigrafia? Então continue lendo até o final e fique por dentro de tudo!

O que é ESG?

ESG é uma sigla, em inglês, para “Environmental, Social and Governance”. Quando traduzido para nosso idioma, significa “Ambiental, Social e Governança”. Ela faz referência às práticas adotadas pelas empresas nos três setores e chega para substituir o conceito de sustentabilidade no mundo corporativo.

A sigla ESG tem sido adotada com muita frequência para mostrar, principalmente, os esforços das empresas em buscar formas de minimizar os impactos ambientais.

Além disso, implementar o ESG no dia a dia da empresa, traduz a iniciativa por parte da empresa, de construir um mundo melhor. Demonstrando mais responsabilidade, não só com a natureza, mas também com a comunidade em geral.

Isso tudo é feito por meio de processos administrativos mais eficientes. Em uma outra esfera, o ESG tem sido utilizado como parâmetro para investimentos mais sustentáveis. Ou seja, nesse sentido, os investidores passaram a analisar os resultados ambientais sociais e de governança antes de investir, ao invés de focar apenas nos resultados financeiros.

Qual a importância do ESG dentro da serigrafia?

Vendo pelo lado da empresa, adotar as práticas de ESG contribui para o crescimento econômico, além de diluir os riscos de processos judiciais entre outros que acompanham a atividade empresarial.

Já quando olhamos pelo viés social, a serigrafia industrial tem o potencial de desenvolver a cadeia da economia inclusiva, gerando mais empregos para pessoas que podem atuar na reciclagem de resíduos não nocivos.

Como já vimos, as práticas adotadas nas 3 esferas da empresa, fazem parte das análises de risco, além de serem levadas em conta na tomada de decisões a respeito de investimentos.

Toda a sociedade já tem demonstrado preocupação com os impactos ambientais e com o bem-estar da comunidade. Com isso, as empresas que se importam com esses conceitos e ideias, tendem a se voltar para esse assunto com mais seriedade e compromisso.

Quais ações a MPRESS pratica dentro do conceito ESG?

A MPRESS é sinônimo de qualidade no ramo da serigrafia industrial. E isso não ocorre só por conta dos serviços de excelência oferecidos a seus clientes.

A empresa é pioneira ao adotar o conceito de ESG, buscando contribuir com as pessoas, de dentro e fora da companhia, e é claro, com o meio ambiente.

Veja abaixo as principais ações, adotadas pela MPRESS, dentro deste conceito, que visa trazer mais qualidade de vida e sustentabilidade a seus clientes e colaboradores:

Eficiência Energética

Ambiental:

A empresa busca operar com equipamentos que tenham o melhor consumo, assim como optou por mudar todas as lâmpadas por lâmpadas de led.

Gestão de Resíduos:

A MPRESS possui um PGR (Plano de Gestão de Resíduos). Além disso, faz os descartes de forma adequada para cada resíduo, assim como faz busca constante por opções de reciclagem de materiais que, no momento, só existe a possibilidade de coprocessamento;

Trabalha com a ideia de aproveitamento máximo dos materiais, para ter um menor descarte;

Além de coprocessamento, faz doações de alguns resíduos.

Poluição do ar e da água:

Faz também o envio da água usada no processo de produção para o coprocessamento. Além de estar em fase de desenvolvimento de projeto para a análise desta água, para testar se realmente ela é poluidora ou não.

Social

Inclusão e diversidade

A nossa equipe é formada por profissionais selecionados de acordo com capacidade e conhecimento técnico. Esse é o único e principal critério utilizado na hora de selecionar nossos colaboradores;

Acessibilidade a área produtiva para cadeirantes e pessoas com deficiência.

Relações de Trabalho com colaboradores, clientes e fornecedores:

Relação de trabalho baseada em transparência, respeito, responsabilidade;

As relações com os funcionários seguem as diretrizes e leis trabalhistas, assim como respeita os dissídios do sindicato da categoria;

A MPRESS possui uma cartilha que funciona como diretrizes para o bom relacionamento com clientes e fornecedores

Buscamos por fornecedores que partilhem dos mesmos cuidados com meio ambiente e relações de trabalho;

Têm em dia os cuidados com a segurança do trabalho, como e-social, PGR (Plano de Gestão de Riscos), PCMSO, PPCI.

Relações com as comunidades

Buscamos, sempre que possível, ajudar as comunidades;

Fazer o descarte de resíduos que possam ser reciclados e ajudar as famílias que vivem desta renda;

Assim como as doações de alguns resíduos que ajudam na renda, como no caso dos resíduos da usinagem de alguns metais.

Governança

Esfera administrativa

Acompanhamento diário de fluxo de caixa assim como de contas a pagar e a receber;

Pagamento em dia de impostos e questões governamentais;

Alvarás sempre em dia (de funcionamento, declaração de isenção de licença ambiental e PPCI).

O compromisso é de todos nós

Como vimos, a ESG se faz cada vez mais necessária no dia a dia das empresas atualmente. Afinal, assumir um compromisso com o meio ambiente e com a sociedade é imperativo nos dias de hoje.

Foi o tempo em que esse tipo de compromisso era exceção à regra, e quem levava esse assunto a sério, era diferente. Hoje em dia, esse tipo de prática deve ser a regra, visando cuidar e preservar o meio ambiente, além de trazer mais qualidade de vida para quem convive com a empresa.

A responsabilidade pelo descarte sustentável e pela qualidade de vida da comunidade é um compromisso assumido pela Mpress. A empresa visa, cada vez mais, otimizar seus processos em prol de resultados melhores em todas as esferas, seja social, ambiental ou de governança.

Como vimos, a ESG se faz cada vez mais necessária no dia a dia das empresas atualmente. Afinal, assumir um compromisso com o meio ambiente e com a sociedade, é imperativo nos dias de hoje.

Esse é um compromisso público, que a Mpress, enquanto empresa, assumiu. Nossas práticas seguem as regras e recomendações da ESG, visando cuidar e preservar o meio ambiente, além de trazer mais qualidade de vida para quem convive com a nossa empresa.