A conectividade urbana é o elo e o pilar para a inovação no que se refere à mobilidade e à acessibilidade. Saiba mais sobre esse conceito!
Quando falamos em conectividade, logo pensamos em conceitos baseados em tecnologia e internet. Mas a conectividade urbana, apesar de também se pautar nesses elementos, vai além. Trata de complementar conceitos de acessibilidade e mobilidade dentro das zonas urbanas.
Conectividade, mobilidade a acessibilidade: qual a diferença entre eles?
-
acessibilidade (disponibilidade e recursos);
-
mobilidade (maior distância em menor tempo);
-
conectividade (menor tempo gasto até o destino).
Como a conectividade urbana impacta a mobilidade e torna a cidade mais acessível?
Um estudo sobre mobilidade urbana realizado pela Kantar TNS aponta uma mudança na forma como a população mundial se desloca em grandes centros. E o que está causando essa mudança são as novas tecnologias.
Denominado “Observatório Global de Mobilidade”, o objetivo do estudo é entender e projetar o futuro da mobilidade nas grandes cidades. A pesquisa foi feita a partir de entrevistas realizadas com mais de 24 mil pessoas em zonas urbanas de 19 países. Entre as cidades contempladas estão São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Conforme aponta o estudo, 75% dos cidadãos de áreas urbanas utilizam aplicativos para orientar seu trajeto. Estes apps são usados para auxiliar a navegação de modo geral. Dessa forma, é possível otimizar o custo ou a conveniência de um trajeto (acessibilidade). Além disso, os apps também servem para solicitar táxis e compartilhamento de caronas.
5G no Brasil ampliará a conectividade urbana