Saiba mais sobre o corte no Router CNC e entenda quando esta técnica deve ser aplicada nos seus projetos.
Você já ouviu falar sobre o serviço de corte no Router CNC? Se você está em busca de precisão e eficiência na usinagem de peças em 3D ou 2D, então este é um tema que merece a sua atenção.
Neste artigo, vamos explicar o que é Router CNC, suas vantagens e quando sua aplicação é mais recomendada em comparação a outras técnicas. Acompanhe!
O que é Router CNC?
É uma máquina controlada por software que permite o corte e a gravação em diferentes eixos. A sigla “CNC” significa Controle Numérico Computadorizado, o que indica que a operação da máquina é automatizada e altamente controlada.
Uma das principais características do Router CNC é a repetibilidade com maior exatidão nos serviços.
Para realizar o corte e a gravação, esta técnica utiliza diversos tipos de fresas, que são ferramentas com dentes e arestas para fazer ranhuras, fendas, frestas, arestas arredondadas, rebaixos etc.
Na MPRESS, por exemplo, a máquina de Router CNC tem a capacidade de cortar peças com dimensões de até 2 metros de comprimento por 1,5 metro de largura, e com espessura de até 120mm.
O que pode ser feito com o Router CNC?
Este equipamento é capaz de cortar peças plásticas, como gabinetes de equipamentos eletroeletrônicos, bem como criar peças técnicas, realizar rebaixos em perfurar materiais de maneira precisa. Veja a seguir algumas possibilidades que o Router CNC entrega:
- Corte de peças plásticas, como gabinetes de equipamentos eletroeletrônicos.
- Rebaixos e entalhes em materiais como madeira, MDF e plásticos industriais.
- Gravações em materiais diversos.
- Corte em materiais não-ferrosos como alumínio e cobre, geralmente usados na fabricação de componentes de máquinas e painéis de controle.
- Corte de espuma, podendo criar modelos tridimensionais usados em prototipagem e design de produtos.
- Furações.
Quando o corte no Router CNC é recomendado?
O corte no Router CNC é recomendado em uma série de situações, a depender do material a ser usado, do tipo de serviço solicitado e do acabamento necessário. Afinal, há uma infinidade de tipos de cortes que podem ser realizados utilizando esta tecnologia.
Mas quando se trabalha com materiais mais espessos, como madeira maciça ou acrílico grosso, por exemplo, o Router CNC é a opção mais adequada.
Por que alguns serviços precisam ser feitos com técnicas de usinagem e outros não?
A escolha entre técnicas de usinagem depende de vários fatores, como já dito anteriormente. Por exemplo, uma borracha fina pode ser cortada a laser, mas isso resultará em resíduos da queima quando cortada no laser. O que pode não ter o resultado ideal e esperado dependendo do tipo de serviço e necessidade do cliente. Nesses casos, indicamos o Router CNC, onde não haverá resíduo do corte.
Ou seja, a escolha entre técnicas de usinagem é feita a partir de uma análise detalhada das características apresentadas no projeto e da sua finalidade.