Entenda os fatores e tecnologias capazes de influenciar o mercado industrial e a indústria 4.0 em 2023.
O certo é que a indústria 4.0 está cada vez mais em alta e acessível aos parques industriais de todos os portes.
Entretanto, a imprevisibilidade é um dos fatores que precisam ser evitados para você se precaver dos contratempos do mundo industrial, que custam muitas horas de trabalho ou muito dinheiro para resolver.
Para evitar os riscos dos imprevistos vamos informar algumas tendências para ano de 2023.
Mindset para o futuro
Surpresas negativas são acontecimentos que tiram o sono dos gestores. Na prática há muitas razões para manter uma mentalidade antenada ao futuro, nos desafios do caminho até o alcance dos objetivos.
Realmente, por mais experiente que seja um gestor, ninguém consegue adivinhar o futuro. Portanto, cabe aos administradores prestarem atenção e procurar entender de perto os assuntos relevantes durante 2023.
No que se refere à área industrial, a mentalidade para o futuro tem ainda maior importância. Afinal, o tempo precisa ser considerado para planejar ações com antecedência.
Mesmo com a ascensão da indústria 4.0, tendo em vista o setor industrial é importante um olhar atento ao futuro. Isso para evitar desordens nos custos operacionais.
1 – Tecnologias decisivas no mercado da indústria 4.0 em 2023
Big Data, IA (Inteligência Artificial) e Internet das Coisas já fazem parte de quase todas as tarefas industriais. Isso significa um verdadeiro reconhecimento da indústria 4.0 como algo imprescindível.
De fato, até as pequenas atividades diárias como preencher planilhas sentem o impacto da automação na sociedade. Com auxílio de computadores ou softwares avançados, mesmo os trabalhos complexos ocorrem de modo rápido e natural.
Com o olhar no poder da tecnologia, os industriais têm uma excelente chance de reavaliar processos. Dessa forma, podemos entender em quais pontos conseguimos otimizar serviços para alcançar ou ultrapassar as metas.
2 – Cadeia de suprimentos inteligentes
Voltada para a diminuição dos custos logísticos, a Gestão de Cadeia de Suprimentos usa robôs e administração de suprimentos em combinações com operações industriais. Assim, existe uma excelente previsão em estoques, compras e números de pedidos.
3 – Prioridade em ESG
Uma vez que os erros não são permitidos é preciso ter segurança na tomada de decisões. A prudência nas deliberações necessita considerar aspectos como governança corporativa, preocupação social e sustentabilidade.
4 – Inovações no Metaverso
O Metaverso inclui uma série de recursos para usar em segmentos de diversas áreas. Por este motivo tem ganho muito espaço na indústria.
Por exemplo, no ambiente virtual do Metaverso diversos testes de bens ou serviços são realizados. Com efeito, isso favorece a experiência do cliente e as boas práticas de ESG.
5 – Produto Interno Bruto
Para 2023 há uma estimativa de o PIB nacional crescer 0,85%, conforme entende o mercado financeiro. Já o BC (Banco Central) compreende que o Produto Interno Bruto tende a crescer 1%.
Certos fatores explicam esta perspectiva de baixo aumento no PIB. Alguns deles são: Alta taxa de juros (Selic) e desaceleração da economia global.
Todavia, o BC acredita que as exportações podem continuar a crescer junto com os investimentos. No contexto geral, não há um alto otimismo para 2023.
6 – Avanço no consumo familiar
Deve haver uma subida de quase 0,8% no consumo das famílias, conforme indica a avaliação do Banco Central. Por um lado, este crescimento acontece de maneira lenta.
Em contrapartida, estes números são melhores do que na época da pré-pandemia. Ou seja, representa uma notícia um tanto positiva ao mercado industrial.
7 – Sustentabilidade em alta
A sustentabilidade brilha com força total nos holofotes globais de 2023. É certo que este tema tem uma importância fundamental para planejar os caminhos industriais.
É indispensável olhar para o lado sustentável nas operações de cada empresa em pequena escala, além de focar nas soluções globais de larga escala. Algumas medidas a serem colocadas em ação no chão de fábrica são:
- Coleta seletiva;
- Diminuição dos resíduos poluentes;
- Reciclagem;
- Redução dos impactos ambientais;
- Sistema de iluminação e ventilação natural.
Além de ajudar ao meio ambiente, ser sustentável é uma excelente medida para obter menos custo e mais benefício na economia do seu negócio.
Tendências 2023: Mercado industrial
A tecnologia está mais atuante com a indústria 4.0 nas empresas. ESG e sustentabilidade têm um progresso na prioridade operacional, assim como o mindset com olhar ao futuro.
O PIB cresce um pouco junto ao consumo familiar de 2023, o que deve aquecer de certa maneira a produção industrial e os investimentos na indústria 4.0.