MPRESS Serigrafia

Blog

Qual a diferença entre serigrafia e impressão digital?

Dentro da serigrafia industrial, existem diferentes técnicas de impressão que podem atender necessidades distintas. Cada uma possui um estilo, um maquinário específico e deve ser aplicada conforme o produto a que se destina. Por exemplo, a diferença entre serigrafia e impressão digital se dá, basicamente, pelo processo.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre estas técnicas de impressão, suas diferenças e aplicações na indústria.

Confira!

Diferença entre serigrafia e impressão digital: o processo de impressão

Quando falamos sobre a diferença entre serigrafia e impressão digital, o ponto principal está no processo de cada técnica. Na serigrafia existe o contato direto entre a matriz (tela) e o substrato. Esse tipo de impressão é realizado através de máquinas automáticas ou semi-automáticas.

Assim, a tela é gravada com cada etapa da impressão, que se dá cor por cor. Desse modo, existe uma ordem de cores a serem impressas, dependendo de cada produto. E é necessário aguardar a secagem da tinta de cada cor impressa antes da próxima etapa.

Já no processo de impressão digital não há contato direto entre o aplicador de tinta e o substrato. A técnica é realizada através de uma impressora, onde todas as cores são aplicadas ao mesmo tempo. Ainda assim, segue-se sempre a ordem de cores para cada produto.

Ambas as técnicas podem ser utilizadas para tiragens maiores. Porém, no caso da impressão digital, tudo irá depender do que será impresso. Portanto, essa técnica costuma ser indicada para tiragens pequenas e médias. Enquanto a serigrafia pode atender qualquer número de tiragem.

Qual a melhor entre as duas técnicas de impressão?

Afirmar categoricamente que uma técnica é melhor que a outra seria um erro. Afinal, são as especificidades técnicas de cada uma que irão determinar qual delas se encaixa melhor ao projeto do que a outra.

No entanto, existem fatores que podem influenciar na escolha entre as duas técnicas. Custo, tempo de produção, capacidade de escala, sustentabilidade são alguns pontos que podem ser considerados.

Como saber quando utilizar serigrafia ou impressão digital?

Uma das dúvidas que surgem entre alguns clientes é: “Faço o meu produto com impressão digital UV ou com serigrafia?”. E a resposta sempre será: depende. Contudo, quando o cliente apresenta o que ele precisa imprimir, a equipe técnica da MPRESS sempre faz uma avaliação de diversos pontos.

Dentro da indústria, a impressão digital UV é mais indicada para produtos que tenham sequenciais numéricos como, por exemplo, etiquetas de nº de série. E também para protótipos e amostras.

No caso da serigrafia, ela é mais utilizada em larga escala. Na MPRESS, por exemplo, os teclados de membrana são feitos com esta técnica, além de outros produtos.

Quando escolher a serigrafia?

Caso o projeto seja de uma grande quantidade de peças a serem impressas, com poucas cores, e o material será exposto a intempéries (chuva, sol, etc) as tintas industriais usadas na serigrafia são as mais adequadas.

Obviamente, essas são algumas das características a serem observadas, mas cada projeto possui suas particularidades.

Quando escolher a impressão digital?

A técnica de impressão digital UV apresenta alta qualidade na impressão, com cores mais vibrantes. Geralmente, é a escolhida quando a quantidade de cores é maior e as tiragens são de pequena a média. E também quando a dificuldade de reprodução é maior.

Vale ressaltar que existem casos onde a serigrafia é combinada com a impressão digital. Por exemplo, quando é aplicada a textura seletiva ou verniz, onde o painel pode ser impresso em digital e receber a textura ou verniz na serigrafia.

————–

Agora que você já sabe a diferença entre serigrafia e impressão digital, antes de escolher qual técnica utilizar, procure uma empresa que dará o suporte necessário ao seu projeto, fazendo uma avaliação criteriosa das suas necessidades.

Seja qual for a sua escolha, conte com a experiência da MPRESS.