Conheça as 10 principais health techs mundiais que são consideradas unicórnios.
No setor de saúde, as chamadas health techs são responsáveis por usar a inovação tecnológica para melhorar a experiência do paciente. Empresas de tecnologia em saúde buscam soluções em diferentes níveis e abordagens.
Desde criar softwares para melhoria de processos burocráticos, até o desenvolvimento de exames e medicamentos. Aos poucos, elas vão revolucionando a área médica e inovando através de diferentes tecnologias.
Enquanto startups, as health techs podem alcançar um valor de mercado expressivo, até se tornarem unicórnios. Conforme desenvolvam soluções com grande potencial, elas podem atrair investidores dispostos a fazer aportes milionários para alavancar o negócio.
Atualmente, existem 38 unicórnios do setor de saúde em todo o mundo. E mesmo não havendo ainda nenhum unicórnio brasileiro entre as health techs, 42% das empresas com esse potencial na América Latina são brasileiras.
O que é uma empresa unicórnio?
São consideradas unicórnios as startups que atingem um valor de mercado a partir de US$ 1 bi. Esta avaliação é feita por agências de capital de risco. Como exemplo de unicórnios presentes em nosso cotidiano temos: Spotify, Uber, Nubank e Airbnb.
Contudo, apesar de ser um número expressivo, as 38 health techs unicórnio do mundo estão numa lista de mais de 600 empresas que já ultrapassaram o valor mínino para ganhar o título. Isso se deve à complexidade do setor de saúde.
As exigências da regulamentação, a concorrência de empresas sem fins lucrativos e uma mentalidade de resistência à transformação digital são alguns fatores que dificultam o caminho das health techs.
A seguir, confira a lista com os principais unicórnios do setor saúde mundial.
As 10 principais health techs unicórnio do mundo
Samumed – Estados Unidos
A empresa norte-americana está avaliada em U$ 12 bi e trabalha utilizando a nanotecnologia. Através de medicamentos com pequenas moléculas, desenvolve tratamentos inovadores. Entre eles, um tratamento para alívio da dor em pacientes com problemas articulares.
Roivant Sciences – Suíça
O valor da empresa biofarmacêutica é de U$ 7 bilhões. Seu foco é na conclusão do desenvolvimento de candidatos promissores a medicamentos em estágio avançado.
Intarcia Therapeutics – Estados Unidos
Com valor de U$ 5,5 bi, a norte-americana Intarcia Therapeutics desenvolve terapias para doenças crônicas que necessitam de tratamento a longo prazo.
GuaHao/WeDoctor – China
O unicórnio chinês avaliado em U$ 5,5 bi desenvolve soluções voltadas ao atendimento médico. A WeDoctor está comprometida na criação de uma plataforma líder mundial em HMO (Health Maintenance Organization).
United Imaging Healthcare – China
Empresa chinesa que se tornou um unicórnio desenvolvendo equipamentos e soluções para a área médica. Seu valor de mercado é de U$ 5 bi.
Ginkgo BioWorks – Estados Unidos
O objetivo da empresa de biotecnologia é criar microorganismos personalizados com menor impacto ambiental e desperdício. Os produtos podem ser utilizados por diversas indústrias, incluindo medicamentos e alimentos. Seu valor de mercado é de U$ 4,2 bilhões.
Ottobock HealthCare – Alemanha
A Ottobock está avaliada em U$ 3,5, desenvolvendo aplicações de tecnologia médica e soluções para adaptação de próteses, órteses, equipamentos de mobilidade, como cadeiras de rodas, e assistência médica.
GRAIL – Estados Unidos
A startup GRAIL, que possui valor de mercado de U$ 3,2 bi, está focada no desenvolvimento de procura desenvolvimento de uma tecnologia que detecte o câncer de forma precoce através de um exame de sangue.
Oscar Health – Estados Unidos
Avaliada em U$ 3,2 bi, a Oscar Health é uma seguradora de saúde. Seu foco está em melhorar a experiência do usuário. Como benefícios, são ofertados medicamentos genéricos gratuitamente, além de consultas ilimitadas via tele-atendimento.
Tempus – Estados Unidos
A empresa norte-americana de tecnologia Tempus alcançou o valor de U$ 3,1 bilhões através de um sistema operacional voltado para o combate ao câncer.
Tecnologia promove revolução na saúde
Todos sabemos que a tecnologia vem revolucionando todos os setores da sociedade, mas nenhum deles tem sido tão impactado quanto o setor de saúde. Afinal, o salvamento de vidas através de softawares e soluções baseadas em Inteligência Artificial, nanotecnologia e Internet das Coisas já não é mais algo distante e futurista.
O futuro da saúde é agora, e ainda que a mão do homem sejam essencial e definitiva, o trabalho das equipes médicas se torna muito mais efetivo e os resultados dos tratamentos mais satisfatórios a partir da inovação.
Para todas as empresas do setor, sobretudo aquelas que ainda não se tornaram unicórnios, vale a satisfação de contribuir para o avanço da medicina e para melhorar a qualidade de vida das pessoas.