Estarmos atentos às legislações e normas trabalhistas não está ligado somente às questões legais, ao respeito e compromisso que temos para com os nossos clientes e ao cotidiano administrativo da nossa empresa. Na MPRESS, nós entendemos que o cumprimento das diretrizes trabalhistas é uma forma de proporcionarmos um ambiente seguro, confortável e de confiança para nossos funcionários.
Nossa busca por ter profissionais motivados na nossa equipe é constante. Abrange o desenvolvimento do melhor ambiente de trabalho, para que esses colaboradores possam ter segurança na realização das tarefas relacionadas aos projetos dos clientes. Um espaço de trabalho seguro proporciona maior foco por parte do profissional, assim como o desenvlvimento de suas habilidades na execução das atividades. Por esse motivo, em 2022 nós tivemos a nossa primeira SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Sempre escutamos que o cliente é o principal para o funcionamento de uma empresa. Porém, uma organização não é nada sem seus funcionários. Pedidos entrando, contas em dia, matéria-prima estocada, máquinas funcionando. Nada disso acontece de forma adequada se não tivermos pessoas capacitadas e dispondo das condições ideais de trabalho no ambiente interno. A SIPAT veio com a atualização anual de nosso PGR – Programa de Gestão de Riscos (antigo PPRA – Plano de Prevenção de Riscos Ambientais). Uma semana baseada em segurança do trabalho e meio ambiente, dois assuntos de muita importância para a MPRESS.
Trouxemos profissionais capacitados e que já nos conhecem e trabalham conosco há alguns anos. Iniciamos o ciclo de palestras, três ao todo, com o @andre.rosenstengel, Técnico de Segurança do Trabalho da Afenge, que faz nossas medições e elabora junto ao Eng. de Segurança Thiago Vianna nosso PGR. O André abordou o assunto uso dos EPIs, alertando que essa questão não é só para o empregado e empregador, mas também para além das portas da empresa, pois todos temos alguém nos esperando em casa.
A segunda palestra foi ministrada pelo Valter Tavares da EcoSafety, ele trouxe questões sobre como nossa empresa trata os resíduos e como isso influencia na execução de nossas atividades. Apontou para os participantes como podemos melhorar o ambiente de trabalho, assim como a separação dos resíduos e também a redução destes materiais. Foram solicitadas novas lixeiras para pontos individuais. Ao saberem que alguns do materiais podem ser enviado para reciclagem e que esta prática ajuda na renda de diversas famílias, os próprios colaboradores propuseram que fossem feitas inclusões de mais tonéis nas área de estocagem, para assim já podermos enviar para a coleta do DMLU separados. Também falamos sobre a dificuldade que temos em encontrar fornecedores adequados para a reciclagem de alguns materiais. Foi uma troca muito gratificante para todos.
A terceira palestra, que encerrou o ciclo da primeira SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho MPRESS, foi uma questão levantada pelo Diego Paulo, nosso Supervior de Produção. Por lei, somos obrigados a ter duas pessoas com treinamento de Primeiros Socorros e combate a princípio de incêndio, mas porque não passar instruções básicas para todos? Desta forma, o Bombeiro Civil Gabriel de Paula, também da Afenge, explicou como manusear um extintor de incêndio. Como avaliar este equipamento, onde ver a validade, de quanto em quanto tempo as manutenções precisam ser feitas para manter a perfeita condição de uso deste item. E quando ocorrer um acidente, como proceder, baseado no nosso ambiente de trabalho. Uma das colocações do Gabriel, que mais nos chamou a atenção, foi sobre um ponto primordial para a segurança: o respeito ao tempo da máquina. Segundo ele, jamais se deve querer trabalhar mais rápido do a máquina permite. Assim como estarmos 100% concentrados e quando não for assim, o indicado é dar uma parada, respirar e então retornar as atividades.
Nossa primeira SIPAT trouxe assuntos essenciais para a segurança dos nossos colaboradores e para o satisfatório desempenho das nossas atividades. Para as próximas pretendemos trazer assuntos mais focais e de maior interesse de todos. Afinal os acidentes de trabalho ocorrem por diversos motivos, não só pelo ambiente de trabalho mas, podem ocorrer por problemas que a pessoa passa fora da empresa, por questões de saúde não ligadas ao trabalho, não somos seres que se dividem entre profissional, pessoal, todas as áreas da nossa vida estão interligadas e influenciam uma nas outras.