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Processo de implementação da Metodologia Ágil na MPRESS

Sempre pensando na inovação e voltada para os conceitos da Indústria 4.0, a MPRESS decidiu implementar a metodologia ágil em seus projetos após perceber a necessidade de modificar a forma de gerenciamento da produção.

Isso porque as metodologias ágeis têm como objetivo o aumento da produtividade e da eficiência por meio da simplificação dos processos, através de uma abordagem mais objetiva e direta na resolução de problemas, o que auxilia na tomada de decisão.

Além disso, com os métodos ágeis, é possível realizar uma gestão descentralizada, onde há maior integração entre as equipes, e aumentar substancialmente a capacidade produtiva da empresa, abreviando os ciclos de entrega e mantendo a linearidade dos processos.

Veja a seguir qual tipo de metodologia escolhido e como está sendo o processo de implementação na empresa.

Kanban: a metodologia ágil utilizada na MPRESS

Por ser um sistema bastante visual, intuitivo e adaptável, considerado o mais simples dos métodos ágeis, o Kanban foi o tipo de metodologia escolhido para a MPRESS.

Basicamente, a ferramenta consiste em um quadro, que pode ser físico ou virtual, dividido em três colunas:

  1. to do (fazer);
  2. doing (fazendo);
  3. done (feito).

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A intenção por trás dessa escolha é deixar tão prático e simples, que qualquer pessoa que entre na fábrica entenda em qual etapa da produção está determinado produto. Mas para que seu funcionamento seja realmente eficaz, é necessário o engajamento de toda a equipe.

Segundo Bruna Aguiar, Gerente Administrativa na MPRESS, com a adoção do Kanban também foi possível implementar uma espécie de “microgestão” para algumas tarefas. “Em trabalhos considerados mais simples, escolhemos responsáveis específicos para cada Ordem de Serviços, auxiliando, assim, o Gerente de Produção a focar em trabalhos mais complexos”.

 

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Metodologia ágil: quadro comercial.

 

Processo de transição

Para determinar qual metodologia ágil seria utilizada, foi observado todo o funcionamento da produção. Depois de reunir o time e explicar o que e como essa mudança seria feita, é que o processo de implementação teve início.

“Iniciamos por determinar qual metodologia seria utilizada de acordo com as mudanças e organizações de espaço necessárias, principalmente na área de produção, tais como delimitação de espaços, realocação de materiais, etc.”, explica Bruna.

As modificações se tornaram mais fáceis, uma vez que a empresa já utilizava Ordens de Serviço para cada produto em produção. Desse modo, o impacto para os envolvidos foi menor, com menos mudanças estruturais.

Quais resultados já podem ser observados?

Com menos de 30 dias da implantação do Kanban, a equipe de produção já está mais organizada, uma vez que os processos ficaram mais definidos.

Além disso, os funcionários obtiveram mais autonomia, uma vez que as Ordens de Serviço passaram a ter responsáveis diferentes, não ficando apenas sob a responsabilidade do Gerente de Produção, que já pode focar em outras questões gerenciais importantes para o crescimento da empresa e, sobretudo, para melhorar a experiência do cliente.

Planejamento 2022: desafios e expectativas em torno dos projetos

O principal desafio encontrado ao decidir implementar a metodologia ágil foi a resistência às mudanças, uma questão cultural bastante comum, especialmente entre profissionais que estão há mais tempo no mercado e lidam com processos mais tradicionais.

Antes da implementação da metodologia ágil na MPRESS, todos os controles do processo produtivo ficavam sob a responsabilidade do Gerente de Produção.

Essa centralização não permitia que o processo se desenvolvesse de forma linear e contínua. Afinal, com o controle nas mãos de apenas um responsável, as pausas na produção acabavam se estendendo, uma vez que o gerente estava resolvendo outras questões e problemas.

“Nossa ideia principal ao implementar a metodologia ágil, é de que o gerente de produção possa sair do operacional e exercer de forma mais ativa o trabalho de gerência. Isso possibilita mais tempo para buscar inovações e novos mercados, uma vez que o profissional que ocupa este cargo é um dos sócios da empresa. Além disso, também será possível prestar um atendimento mais técnico para os clientes, além do que já fazemos”, afirma Bruna sobre as expectativas de mudança com a nova metodologia.